terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Minha Ceia de Reveillon

Este ano, meu reveillon foi um pouco diferente dos outros, vou contar pra vcs
Somos 6 mulheres na familia, mamãe, eu, Gabi, Andresa, Isabela e Barbara. Sempre passamos os reveillon juntas, nos ultimos anos só não estivemos juntas em 2007, por problemas de logistica.
E este ano, minha querida mãe não estava presente, pois foi fazer um programa da melhor idade - passar o Natal e Reveillon em Poços de Caldas com uma irmã e uma amiga.
Nada demais, a não ser o fato de que esse ano fiquei sem minhas rabanadas no Natal e sem minha tradicional Ceia de Ano Novo, então eu e Andresa resolvemos imporvisar.
Como já comemos um delicioso pernil no Natal (devidamente encomendado no restaurante de um amigo - o Delight), decidimos optar por algo mais simples no Reveillon, até porque a ideia é ceiar em casa um pouco mais cedo e depois ir passar a virada com amigos, aqui mesmo no condominio onde eu moro.

Optei por um Lagarto à moda D. Alba, receita que me lembra a casa da minha mãe.


Comprei um bonito lagarto de aproximadamente 1,2 kg, fiz um furo no centro do lagarto, no sentido do comprimento e recheei com pedaços de bacon (pode usar toucinho, ou linguiça, ou o que sua imaginação mandar, ou até mesmo não recheá-lo) e o dexei marinando por aproximadamente 2 hs em 1 copo americano de vinho branco seco de boa qualidade, o quanto baste de sal, pimenta do reino branca moida na hora, oregano, azeite e uma colher de sopa de vinagre. Fiz alguns furos no lagarto para que o tempero penetre bem.


Enquanto o lagarto está lá marinando, cortei 2 cebolas medias em cubos pequenos e 2 dentes de alho. Reservei. Aproveitei o tempo tambem para descascar e cortar 10 batatas pequenas para a Batata Gratinada(depois envio a receita).

Retirei o lagarto da marinada e reservei o liquido.







Peguei as cebolas e o alho reservados e levei ao fogo já na panela de pressão para dourar, acrescentei o lagarto e fui fritando ele até que toda a carne estivesse dourada.











Após isso acrescentei a marinada reservada com mais uns dois copos de agua (até a agua atingir a metade da panela de pressão) e deixei cozinhando em fogo brando por aproximadamente 45 minutos após a panela ter começado a chiar. Se por acaso os 45 minutos não forem suficientes, feche novamente a panela e leve por mais 15 minutos ou até achar o seu ponto da carne. Eu prefiro macia, mas firme. Não gosto dela se desfazendo.

Retirei a carne do caldo que sobrou na panela e fatiei em fatias finas com a faca eletrica.

Reduzi o caldo que sobrou, corrigi o sal e os temperos, ajeitei a carne numa travessa e deitei o molho em cima para servir.



Servi acompanhado de Batatas Gratinadas ao Curry e Lentilhas com linguiça (receita da Andresa). E todos foram felizes para sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário