sábado, 30 de abril de 2011

Cassata de Chocolate

E hoje estava aqui pensando em o que fazer de sobremesa amanhã, e me lembrei que tinha uma receita de um doce feito com leite condensado, creme de leite, ovos e calda de chocolate, mas não conseguia me lembrar de jeito nenhum do nome do doce... procurei nos meus livros de receitas, dos mais novos aos mais antigos, pois me lembrava que a receita estava escrita a mão, numa folha de papel dobrada e guardada dentro de um desses livros... não encontrei.
E não consegui me lembrar do nome do doce, então decidi fazer gelatina colorida pra amanhã, super simples de fazer e que Gabi adora.
Já com as gelatinas prontas na geladeira aguardando apenas endurecerem para serem cortadas, sento-me novamente no computador para escrever bobagens no twitter e como um estalo o nome do doce veio a minha mente! E com ele as lembranças de quando fazer esta sobremesa no domingo era motivo de reunir os antigos amigos pra um almoço lá em casa, ainda em Brasília (faz tempo isso... rsrs)
Lembrei-me até do sabor, o leite condensado, as claras em neve, o creme de leite, a calda feita com açúcar caramelizado e cacau em pó (não gosto de usar chocolate)... nossa, muitas saudades desses amigos que o tempo separou...

Em homenagem a estes amigos e a minha memória que nunca me deixa na mão, segue a receita da: 
CASSATA DE CHOCOLATE

Ingredientes

• 1 lata de leite condensado
• A mesma medida (da lata de leite condensado) de leite
• 3 colheres (sopa) de amido de milho
• 4 gemas
• 1 lata de creme de leite sem soro
• 4 claras em neve

Calda: 
• 4 colheres (sopa) de açúcar
• 3 colheres (sopa) de cacau em pó
• 1/2 xícara (chá) de leite

Modo de preparo

Calda: Em uma panela coloque o açúcar e deixe-o derreter até o ponto de calda para caramelizar, a parte misture o cacau em pó e o leite. Junte a mistura do cacau em pó com o açúcar em ponto de calda até obter uma calda mais rala. Distribua-a em uma forma com buraco no meio. Vire a fôrma de todos os lados para que fique totalmente envolvida com a calda. Leve para o freezer até endurecer (cerca de 40 minutos). 

Creme: coloque o leite condensado, o leite (reserve um pouco), o amido de milho dissolvido no leite reservado e as gemas numa panela. Mexa em fogo médio até engrossar. Desligue o fogo e espere esfriar. Depois misture devagar o creme de leite e as claras em neve. Em seguida, retire a fôrma do freezer e coloque nela o creme. Leve novamente ao freezer por quatro horas. 

Quando for desenformar, acenda uma chama do fogão e passe a base da forma pela chama levemente, para derreter a calda congelada previamente, desenforme e sirva gelado.


Origem do Prato:
A Cassata de Chocolate é uma sobremesa tipicamente italiana, a cassata teria, de acordo com alguns pesquisadores, origem árabe. A receita teria sido introduzida na Itália na época da dominação moura. Na versão da apresentadora e culinarista Palmirinha, incluída na sua revista Receitas da Palmirinha (Emporium de ideias), o doce leva basicamente leite condensado, creme de leite e leite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário