domingo, 3 de abril de 2011

Lembranças e macarrão

Essa semana reencontrei dois grandes amigos, depois de quase 10 anos. Éramos inseparáveis! Fizemos muitas coisas juntos. Inclusive cozinhar.

Isso me fez relembrar uma receita de macarrão que fazíamos na adolescência, receita é maneira de dizer, pois foi uma criação conjunta em que cada vez que o fazíamos, alguém acrescentava um ingrediente novo.

Mas vou compartilhar com vocês a primeira versão da receita, que eu fiz hoje para relembrar.

Massa
A receita original é com talharim do tipo largo, porém hoje fiz com gravatinha

Molho
2 colheres de sopa de manteiga (ou margarina Qualy)
1 cebola pequena triturada
1 colher de sopa de farinha de trigo
100 ml de leite (aproximadamente)
200 ml de creme de leite
1 colher de sopa de maionese
50 gr de queijo parmesão ralado
mostarda e ketchup a gosto

Modo de Fazer
Faça um molho branco fritando a cebola na manteiga até ela quase dissolver. Acrescente a farinha de trigo e frite até virar uma bola. Acrescente o leite vagarosamente e mexa com vigor para não empelotar. Deixa ferver até engrossar sem parar de mexer. Baixe o fogo.
Acrescente o creme de leite e misture até incorporar. Coloque a maionese e o queijo ralado, misture bem e prove o sal. Tempere a seu gosto, eu coloco uma pitada de pimenta do reino moída na hora.
A mostarda e o ketchup coloque a gosto, normalmente eu uso um sachê (desses que vem junto com a pizza que pedimos em casa) de cada.

Para servir basta misturar a massa ao molho. Ou deixar que cada um coloque o molho na quantidade de preferência.

P.S.: Eu não recebo nada da Sadia para fazer propaganda da Qualy, coloquei a marca porque é a marca que utilizo na minha casa e sei que funciona bem na culinária. Use a de sua preferência.

Então é isso amigos, espero que aproveitem a receita. Muito boa para domingos como o de hoje, nublado e chuvoso.

Hoje bebi coca zero para acompanhar, mas um carmenére também cai muito bem (não sou e não tenho a pretensão de ser sommelier, a sugestão do vinho foi apenas por meu gosto pessoal, ok?)

Ficarei devendo as fotos para a próxima vez que eu fizer a receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário